Atividade física e gestação

A gestação é um momento em que as mulheres se preocupam com a saúde e o corpo. É um excelente momento para continuar ou mesmo iniciar uma atividade física, que ajudará a gestante a suportar melhor a sobrecarga da gravidez.

Vários tipos de exercício físico são indicados para a gestante como alongamento, ioga, natação, caminhada e hidroginástica. Esta última é a mais recomendada uma vez que traz muitos benefícios, como melhora no condicionamento físico, melhora da dor nas costas, menor risco de traumas, melhora do inchaço e relaxamento.

Alguns cuidados devem ser tomados na prática esportiva por gestantes:

  • A frequência cardíaca deve ser sempre acompanhada durante o exercício e não deve exceder 120 batimentos por minuto, pois o aumento da temperatura corporal materna traz malefícios ao feto;
  • Deve-se evitar a posição deitada de barriga para cima, pois há compressão da veia cava acarretando diminuição do retorno venoso e diminuição brusca de pressão arterial;
  • Usar roupas confortáveis e frescas;
  • Alimentação leve antes e hidratação durante o exercício.

Dessa forma, a atividade física, realizada com cuidado e atenção, aumenta a disposição física para o trabalho, proporciona relaxamento físico e mental, melhora as condições para o parto e ajuda na recuperação pós-parto.